QUEM É LIA KAPP?
Lia Kapp é cantora e compositora de Curitiba-PR, caracterizada por apresentar uma atmosfera dark, densa e obscura em seus trabalhos. Começou a escrever suas primeiras composições em 2014, com 17 anos, lançando-as posteriormente em 2015 em seu primeiro EP, Conflito, que abriu portas para todo o universo criado para o álbum Metamorphösis, de 2018.
No mesmo ano, em busca de trazer a experiência do álbum para os shows ao vivo, a artista convidou alguns amigos para montar uma banda de apoio e, após algumas trocas de integrantes, a banda se estabeleceu durante o período de abril de 2018 a outubro de 2019, com a presença de Erich Zimmermann, Gabriel Bryl e Gustavo Mazuroski. Dessa junção de diferentes influências, surgiu durante os ensaios o EP Jupiter, caracterizado pela exploração da sonoridade metal aliado a influências como doom metal, post metal e black metal, entre outras. Após a saída de Gabriel Bryl e várias tentativas falhas de buscar um novo baterista, os três integrantes restantes, por fim, decidiram, em abril de 2020, entrar em hiato como banda por tempo indeterminado, e pela consequente retomada da carreira solo de Lia Kapp.
Com a criação do álbum Metamorphösis, iniciada em 2015, também surgiu o projeto áudio visual “A Metamorphösis’ Tale”, o qual deveria representar artisticamente o período tortuoso da vida da artista que a levou a produzir suas músicas. Em 2019, iniciou-se a gravação dos capítulos desse filme, realizadas por uma equipe de estudantes do curso de Cinema da UNESPAR. As gravações dos primeiros capítulos ocorreram com muito sucesso, e os vídeos já podem ser vistos no YouTube. Contudo, devido ao coronavírus, os lançamentos dos capítulos restantes serão adiados, sem previsão de datas.
Em 2022, a cantora retorna oficialmente com o single "One More Shot (Disappear)", juntamente com um lyric video e uma performance ao vivo conceitual. A canção possui elementos eletrônicos que constroem uma sonoridade de dark pop, dando pistas de como soará seu segundo álbum, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2023. Ela, além de ser um novo marco na carreira de Lia Kapp, simboliza o mergulho da compositora em novas expressões musicais com o desejo de se tornar uma futura popstar, porém dark.